A Indústria Cultural no século XXI – Robert Kurz

Resolvemos reblogar está palestra realizada por Robert Kurz em 2010, em São Paulo , pela sua absoluta atualidade . Kurz , no seu estilo próprio , faz uma profunda abordagem do clássico texto de Adorno e Max Horkheimer, “A Dialética do Esclarecimento ” , à luz dos conceitos atuais da Crítica Radical do valor , fazendo referências a instrumentos de comunicações que esses teóricos não conheceram , como a Internet , por exemplo . Um dos grandes textos de Kurz, com certeza .

 

Ao final , postamos para vocês um vídeo de perguntas e respostas feitas ao palestrante naquela ocasião . Vale a pena ver e comparar as respostas de Kurtz cinco anos depois , com a crise do Brics e a crise no Brasil .
Arlindenor Pedro

ensaios e textos libertários

IMG_1631

Introdução

Há textos que já estão envelhecidos quando vêem a luz do dia. E há textos que mesmo com cem anos de idade se apresentam frescos e emocionantes. O livro A Dialética do Esclarecimento de Adorno e Horkheimer, onde se inclui o célebre capítulo sobre a Indústria Cultural, teve a primeira edição em 1944. Poder-se-á ainda falar tanto tempo depois da actualidade das ideias aí formuladas?

Para o pensamento pós-moderno em sentido lato a resposta é clara: não. Este ponto de vista tornado dominante nas últimas décadas gosta de acusar o conceito de indústria cultural de ser portador de um “pessimismo cultural” conservador. Que mal poderá haver na industrialização da cultura? Não se encontrarão aí potenciais de liberdade e progresso que podem ser utilizados por todos os seres humanos? A esquerda cultural e pop pós-moderna, na sua experiência mediática para não dizer snobismo mediático, julgou-se para lá do pensamento “fora…

Ver o post original 18.151 mais palavras

Qual sua opinião ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s