Uma viagem esclarecedora – Arlindenor Pedro

http://media.giphy.com/media/G6qFwD9rQc2nC/giphy.gif

Ao final do texto veja o vídeo “quíchua ”

Em recente viagem ao Perú foi impossível não visitar o Vale Sagrado, nas cercanias de Cusco.Ali, como em todos os Sítios Arqueológicos fui recebido por uma enxurrada de guias, formados pelo Ministério da Cultura.

Normalmente não gosto de ter guias no meu encalço, mas percebi que a maioria deles pertenciam aos povos quéchua ou aymará – nome genérico que damos a esses povos estabelecidos desde a Era pré-colombiana no Equador, na Colombia ,no Perú, na Bolívia, na Argentina e no Chile, sendo que a língua aymará se localiza nos países mais ao sul.

O fato é que fiquei vivamente impressionado com a resistência que esses povos desenvolvem ao processo predatório da globalização. Embora convivam com o mundo moderno, utilizando a tecnologia e convivendo com o turismo, essas populações defendem a sua forma de viver, e, grosso modo, sobrevivem, ultrapassando inúmeras invasões, como a dos espanhóis nos séculos passados.

Desta forma, procurei então conversar com eles, o que para mim foi muito esclarecedor.

Bom seria estudarmos com atenção as alterações no dia-a-dia nos países andinos . Acredito que silenciosamente está se processando um verdadeira revolução que irá alterar o comportamento de muitos povos : uma outra relação com o meio ambiente , fora das características da sociedade industrial que conhecemos .

Prestei, então, atenção no que o meu guia falava:

Ele falava com tanto orgulho da história do seu povo, da sua intrínseca ligação com o meio ambiente, que não me contive e perguntei no meu portunhol tacanho: -afinal, o que significa ser quéchua?


Fiquei curioso por querer saber que contribuição eles nos podem dar na construção de um mundo diferente do que conhecemos hoje.

Paira no ar a curiosidade em saber como esses povos da Cordilheira dos Andes estão vivendo o processo de globalização, que tudo transforma e banaliza, afastando-nos da natureza. Talvez essas comunidades no Chile, Bolívia, Peru e Equador estejam vivendo um grande momento!

Serra da Mantiqueira  

Arlindenor Pedro

Qual sua opinião ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s